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domingo, 6 de fevereiro de 2011

Terceiro dia de aula: 04/02/2011



Olá!
Terceira aula... tcham-tcham-tcham: INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR.

O que, diabos, é isso?

Como sempre, o professor apresentou a matéria, o que será estudado, e também serão aulas lecionadas em laboratório (legal!).

O que é Interface?
Interface é a ligação entre o usuário e o software ou, no caso dos jogos digitais, é a ligação entre o jogador e o jogo.  É o meio com que o jogador interage com o jogo, realizando aquilo que deseja e sabe ser possível.  Artigo interessante sobre estética utilizada na interface de jogos, escrito por Edival Oliveira Lago Filho, encontra-se neste link: http://migre.me/3P1jo. Mais tarde postarei sobre o artigo e o assunto.

Essa matéria sobre Interface Humano-Computador é um elemento-chave do Game Design, pois uma boa interface mantém o jogador interagindo com o jogo facilmente, sem que ele precise se “descabelar” para conseguir se divertir.  Interface complicada significa jogo malquisto, indesejado e, principalmente, jogo com baixas vendas.

Plano de Ensino de Interface Humano-Computador (IHC):
  1. Fundamentos da IHC;
  2. Princípios da Comunicação;
  3. Usabilidade;
  4. Inspeção e Análise de Interface;
  5. A Psicologia da Interação Humano-Computador;
  6. Projeto de Interface para Jogos.
.
Em laboratório teremos que analisar as diversas interfaces, analisa-las, ver as vantagens e desvantagens e para quais fins (tipos de jogos) os quais elas se propõem. 

A última parte das aulas, como se pode ver, será necessário realizar um projeto de interface em equipe.

Aparentemente, as aulas não serão fáceis, mas aparências podem enganar, não é? (oh, Jesus Christ...). Não importa, de qualquer forma, pois se eu não souber criar uma interface interessante, fácil e chamativa, não terei um bom jogo. É muito importante essa matéria!!!

O professor informou-nos que a universidade tem alguns recursos muito úteis para os alunos, como a biblioteca virtual que disponibiliza livros na íntegra pela internet, informações sobre a área de informática, incluindo jogos digitais, incentivo à iniciação científica (com direito a bolsas de estudo descontadas da mensalidade), e o Escritório de Projetos, que possibilita a comunicação entre empresas e alunos, havendo a possibilidade de recebermos pelos serviços prestados a essas empresas. Achei muito BOM! Nem estou interessado em receber valores, mas só de ter a possibilidade de entrar em contato com o mercado de desenvolvimento já na faculdade me alegra muito!!!


Bibliografia, meus filhos. Vamos lá:
SHNEIDERMAN, Ben; Plaisant, Catherine. Design the User Interface. Strategies for Effective Human-Computer Interaction. Fifth Edition. Boston: Addison Wesley, 2009.
O valor do livro é de US$ 79,41 na Amazon.com, com 624 páginas.  Sobre Ben Shneiderman, quem quiser saber, tem esse link: http://www.cs.umd.edu/~ben/. Especialista em visualização da informação, é listado entre as 1000 pessoas mais criativas dos Estados Unidos, de acordo com o livro 1000: Richard Wurman´s Who´s Really Who (2002).

ROCHA, Heloísa Vieira; Baranauskas, Maria Cecília Calani. Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. Campinas: McGraw-Hill do Brasil, 2003.
Neste link (http://www.ic.unicamp.br/~heloisa/) está o currículo da Professora Heloísa V. Rocha. Ela é especialista em educação à distância, informática na educação, inteligência artificial e interfaces humano-computador. O livro aparentemente não está mais sendo publicado. Quem souber onde adquirir o livro, por favor, comente e informe!

NIELSEN, Jakob. Projetando Websites. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
Livro indispensável para qualquer desenvolvedor, mas infelizmente esgotado no Brasil. Com 432 páginas, a obra ensina a criar páginas web navegáveis, práticas e eficientes. Explica a aplicação da usabilidade pensando no usuário, do básico ao avançado. O autor é considerado o guru da usabilidade na área da internet.

Em 2006, o autor uniu-se à consultora de webdesginer Hoa Loranger e atualizou a obra com uma série de estudos de casos, analisando diversos fatores que fazem os usuários navegarem constantemente na mesma página web. O livro se chama Usabilidade na Web. Ambos os livros são caros, custando quase duzentos reais cada um.


Finalmente, o professor já indicou um afazer para seus alunos: apresentação de seminário em grupos. Até 18/02/2011 devemos nos agrupar em equipes de até quatro alunos e cada equipe deve apresentar três temas que pretende apresentar no campo da Interface Humano-Computador – IHC, e ele escolherá o tema entre estes três. Então, dia 13/05/2011 será o dia da apresentação do tema.

Estou pensando ou em estética de interface ou em usabilidade. Mas vou esperar um pouco. Não tivemos nenhuma aula ainda. Vou esperar amadurecer a ideia, seja qual for.

Senhores e senhoras, até semana que vem.

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