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quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sétimo dia de aula: 10/02/2011 (Plataformas de Jogos)





 

Olá, novamente!

Na aula de hoje, começamos questionando: é importante classificar os jogos em gêneros? Dizer que um jogo é assim ou assado faz diferença? Jogo é jogo, e pronto?

Resposta: É, sim, importante classificar o gênero de um jogo, principalmente em termos de público, marketing e desenvolvimento. O público se identifica com determinados gêneros, como jogos de luta, jogos de RPG, jogos de estratégia, etc. A indústria (grande responsável pela definição dos gêneros) criou, por motivos de marketing, quer vender o seu produto e, para atingir determinado público, usa os gêneros para chamar a atenção do jogador. No desenvolvimento, sempre é necessário verificar o que o mercado quer, o que os nossos consumidores querem naquele momento: há épocas em que os jogos de futebol estão em alta, em outro momento há uma grande demanda por jogos de FPS de guerra (Call of Duty 4 - Modern Warfare, v.g.), jogos de reprodução musical (Guitar Hero, Rock Band) entre tantos outros; claro, há também o conhecimento geral sobre determinado gênero que determina todo o desenvolvimento: todos os desenvolvedores de uma equipe sabem o que é um jogo de RPG, um jogo de plataforma 2D, jogos de tiro em primeira pessoa (FPS - First Person Shooter). A classificação por gêneros também pode ser útil para fins de estudo, pesquisa e inspiração para os especialistas da área.


Jogos e Gêneros...
 
No site Gagá Games, há uma crítica sobre gêneros de jogos com base na obra de James Newman, Videogames.  Muito bom, assim como os comentários dos leitores. Sua idéia sobre gênero de jogos não como meio de classificação mas como desafio (sair dos moldes previsíveis) é uma ótima idéia criativa para os Game Designers. 

Apenas para exemplificar, citemos alguns gêneros: Action 2D/3D, Point-and-Click Adventure, Strategy, RPG, Sports, Simulation, Adult/Mature, Advergames (Advertising Games - Jogos Publicitários), Educational, Serious Games (jogo com objetivos de treinamento, por exemplo), Casual, Social, Puzzle, Indie (independentes). 

O Professor comentou algo que eu desconhecia ou já tinha ouvido falar mais ou menos: ARG. 


O QUE É ARG?

Sigla para Alternate Reality Game (Jogo de Realidade Alternativa) é um tipo de jogo que se utiliza das mídias da vida real, combinando realidade e o mundo do jogo para dar uma nova experiência ao jogador. Geralmente utilizado para difundir uma marca, um meio de publicidade de forma indireta, sem afetar a imersão do jogo. Um exemplo é o I love bees, que tinha como finalidade promover o jogo Halo 2.

O primeiro jogo no Brasil e segundo no mundo foi o Sete Zoom, da marca Close-Up, lançado em 2001 (Wikipedia). 


PLATAFORMAS:

Perguntar em qual plataforma o jogo rodará é saber para quais hardware e software ele é compatível.

Algumas plataformas: MacOS, Windows, Windows Mobile, Linux, iPhone, JVM (Java Mobile), Brew (C++ for Mobile), Android, Blackberry, Wii, Wiiware, DS, DSi, DS XL, Xbox (1 e 360) , Playstation (1,2 e 3), Playsation Portable - PSP), PSP Go, Playstation Network, iPad, Browser (navegador de internet) e TV Digital. 

O que as plataformas definem em relação ao desenvolvimento de jogos? 

É de extrema importância, pois para cada plataforma há necessidade de estudo sobre IHC (Interação Humano-Computador), utilização de recurso de hardware e software (aprendizado sobre novas linguagens e limitações), organização da equipe de desenvolvimento (contratação de pessoal que tenham conhecimento sobre a plataforma),
criação de assets (recursos de jogo), custos (quais licenças devem ser compradas em relação a engines). reutilização de códigos já criados para a plataforma (desnecessidade de refazer códigos com a vantagem de estes serem mais confiáveis) e marketing (quantos usuários utilizam aquela plataforma e quantos jogam). Ou seja, é necessário planejamento minucioso para desenvolver no menor tempo possível.


EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO - UM DESAFIO INTERDISCIPLINAR:

Desenvolver um jogo é um desafio interdisciplinar, pois a equipe deve ser formada por pessoas que conheçam quatro campos básicos:

Computação: responsável pelo processamento da Computação Gráfica, criação da Inteligência Artificial, aplicação de técnicas de Engenharia de Software etc.

Arte: no qual se encontram Design Gráfico, Modelagem 3D, Engenharia de Áudio (sonorização e trilhas sonoras), Vídeo e Roteiro.

Entretenimento: IHC, Game Design, Level Design, etc. para obtenção de novos meios e idéias para entreter o jogador.

Quais limites quando se planeja desenvolver games?

São basicamente três: realismo nos jogos através de gráficos e animações bem elaborados (os jogos eletrônicos são os grandes responsáveis pelo avanço da tecnologia dos computadores), conhecimento técnico para criar códigos cada vez mais complexos e tempo (existem prazos para conclusão do projeto). 

Algoritmos

É sempre necessário testar o jogo em minilaboratórios, principalmente quanto ao funcionamento da IA (Inteligência Artificial).


NOVOS HORIZONTES E PERSPECTIVAS:

Todas as formas de comunicação (rádio, TV, telefone, internet) estão se tornando digitais. O cinema, a TV, estão se tornando interações em rede através da digitalização dos mesmos. Com certeza, serão novos meios de entretenimento em jogos.

A Televisão 3D poderá ser um novo plus em termos de design de games, mas há questões ainda a serem resolvidas, pois as plataformas terão que avançar mais para suportar o processamento do jogo e das imagens tridimensionais (projeções de imagens 3D). 

Novas Perspectivas

Por enquanto, é só. Estou atrasado nos posts, mas infelizmente não estou tendo tempo mesmo. Se no meu trabalho tivesse internet, seria possível avançar mais. Mas, vamos que vamos.



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