Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sexto dia de aula: 09/02/2011 (Aplicações para Inernet)

Essa é uma das melhores aulas. Aplicações (games) para internet com Flash CS 5.

O Professor começou a explicar sobre como o mercado funciona, as carreiras de games, a diversas áreas dentro de uma empresa de desenvolvimento.

Todos querem trabalhar com jogos, certo? Não obstante, as pessoas que entram na área não sabem quais os requisitos e quais os caminhos a seguir.

REQUISITOS:

Alguns requisitos para se dar bem na área de jogos eletrônicos:

  • Ter o "engrishê" em dia, no mínimo saber ler e escrever em inglês. O perfeito é que tenha fluência no idioma e em outro (alemão, espanhol, japonês, italiano, francês etc.);
  • Teamwork (saber trabalhar em equipe);
  • Self-motivation (saber se automotivar);
  • Self-study (ser autodidata);
  • Love games (adorar jogos)!


CARREIRAS:

Existem diversas funções dentro das empresas desenvolvedoras de jogos. Cargos desde o pessoal de engenharia de software, passando pelos artistas gráficos até o executivo (BizDev - Business Development)

Os Game Designers (incluindo Level Designers) são muito importantes no mercado em geral, mas no Brasil existe cargo praticamente não existe, pois este trabalho pode (e deve) ser feito por toda a equipe. Mais tarde vou colocar um vídeo de uma palestra ocorrida na Campus Party 2010 sobre o mercado de desenvolvimento de jogos. 

No nosso país, se quiser entrar e se manter no mercado sem muita dificuldade, escolha a carreira de programador, que não falta emprego.


FLASH CREATIVE SUITE 5:

Na segunda metade da aula, o Professor mostrou o programa Flash CS 5, que eu sempre quis aprender, nem que seja para fazer uma animaçãozinha boba. 

Ele explicou sobre a interface do programa, a barra de "timeline", termos como "keyframes", "inbetween", interpolação etc. e já avisou: não vamos ficar "brincando" de usar ferramentas de desenho e nem usar a interface, e tudo srá através do uso da linguagem ActionScript, versão 3.0. 

Sobre o Flash, ele é um produto da empresa Adobe, uma das maiores empresas de produtos com recursos gráficos no mundo. Com o programa, podemos criar animações interativas para internet no padrão SWF (Shockwave Flash). 

É possível criar aplicativos para web, aplicar em design para websites, vídeos interativos, e, no nosso caso, jogos!

A linguagem ActionScript é um linguagem OOP (Object Oriented Programming - Programação Orientada a Objetos) para a plataforma Flash e voltada para aplicações R.I.A. (Rich Internet Applications - Aplicações de Internet Ricas). Com esta linguagem, é possível utilizar toda a capacidade da plataforma Flash. Atualmente ela está na versão 3.0.

O próprio Flash CS 5 possui um editor de programação ActionScript, mas o Professor recomendou utilizar outros programas para, como o Flash Develop e/ou o Notepad++.


CONGRESSOS:

De acordo com o Professor, existem três congressos que é bom ficar de olhos bem abertos:

GDC - Game Developers Conference, já explicado em post anterior. Simplesmente a maior do mundo.

SBGames - Simpósio Brasileiro de Games. É um evento organizado pela SBC - Sociedade Brasileira de Computação, reúne todas as áreas envolvidas no desenvolvimento de jogos digitais desde 2002. No útlimo simpósio, houve a participação do criador do jogo indie Braid, Jonathan Blow, e ocorreu em Florianópolis/SC. Pelo visto, de acordo com o Portal Oficial, a SBGames 2011 ocorrerá em Salvador/BA.

SIGGRAPH - É um evento (Special Interest Group on Computer Graphics and Interactive Techniques - Grupo com Especial Interesse em Gráficos de Computador e Técnicas Interativas) organizado ela ACM (Association for Computer Machinery - Associação para Maquinismo de Computador, tradução livre). Reúne pesquisadores, profissionais, estudantes entre outros da área de Computação Gráfica. Em 2011, ocorrerá duas conferências, uma em Hong Kong e outra em Vancouver.


BIBLIOGRAFIA:

Dessa vez, o Professor nos informou de várias obras interessantes, com aspectos mais históricos. Vejamos:

KENT, Steven L. The Utimate History of Video Games. Three River Press, 2001.

História dos jogos desde a era dos arcades (fliperamas, para os tupiniquins) até os consoles. Ótimo para conhecer a indústria dos jogos desde seu início, sobre os desenvolvedores que criaram jogos marcantes como Pac-Man, e entender como esse meio de entretenimento marcou gerações.







DEMARIA, Rusel; Wilson, John L. High Scores! The Illustrated History of Eletronic Games. Second Edition. McGraw-Hill Osborne Media, 2003.

Também um livro sobre a história do jogos, com várias ilustrações, contém diversas entrevistas com desenvolvedores e pessoas que acompanharam essa indústria. 


KUSHNER, David. Master of Doom. Random House Trade Paperbacks, 2004.

Obra sobre um dos jogos mais marcantes de todos os tempos: Doom, e seus criadores, os dois Johns, Carmack e Romero, fundadores da Id Software. Um relato histórico romanceado, mas muito interessante.









SHEFF, David. Game Over. Press Start to Continue. Cyberactive Media Group, 1999.

História sobre a Nintendo, desde a sua quase falência na década de 1980 até como ela abocanhou uma grande fatia do mercado de entretenimento eletrônico através dos seus jogos.









WILLIAMS, Richard. Animator´s Survival Kit. Second Edition. Faber & Faber, 2009.

Livro escrito pelo premiado animador de Who Framed Roger Rabbit? Richard Williams fornece ao leitores dicas e usa sua experiência para ensinar desde o iniciante até o veterano, do animador clássico até o especialista em computação gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário