Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Décima Aula: 14/02/2011 (Computação Gráfica)








SISTEMAS DE CORES



Espaço de Cores RGB:

As cores Red-Green-Blue são adotadas no sistema computacional para formar as cores pelo processo aditivo (luminoso). Quando as frequências dessas cores se misturam, formam outras cores, como magenta, amarelo, e ciano. Cada uma dessas cores básicas contém 256 tonalidades, variando entre 0 a 255.





Quando as cores RGB são misturadas no seu valor máximo, 255, forma-se a cor branca (união de todas as cores). Pode-se verificar isso na prática através do Disco de Newton, no qual um disco com essas três cores é girado a uma velocidade em que aparentemente as cores se misturam, ocorrendo a formação da cor branca.

Na ausência das três cores, ou seja, cada uma das cores RGB tem valor 0 (zero), forma-se a cor preta, ou simplesmente há ausência de cor.


Cubo Cromático:



O Cubo Cromático é um meio de entender graficamente como se formam as cores. Por exemplo, seguindo os pontos da cor azul e da cor verde, as linhas se encontram onde forma-se o ciano. Preto e branco estão em posições totalmente opostas. E assim por diante. 

vermelho + azul + verde = branco
vemelho + azul = magenta
vermelho + verde = amarelo
verde + azul = ciano


Pixels e Cores:

Pixels são pontos na tela do computador. Quanto mais pontos, ou pixels, mais detalhista e melhoradas as imagens ficam. A palavra Pixel surgiu da aglutinação de Picture Element (“Elemento de Imagem”), formando Pic+El = Picel, ou seja, Pixel. Cada pixel na tela contem valores para vermelho, verde e azul, que são convertidos em diferentes intensidades e voltagens através da correção de gama.


Os Bits das Cores:

Bit é uma palavra que surgiu da aglutinação da redução das palavras Binary Digit (“Dígito Binário”), que designa os dois valores que os computadores compreendem: 0 e 1. Enquanto nós utilizamos o sistema decimal (0...9) para representar valores, o computador utiliza somente esses dois números. Vale lembrar que 8 bits equivale a 1 byte.

Geralmente, para cada cor do sistema RGB um adaptador gráfico típico utiliza até 8 bits para representá-lo. Assim, para cada pixel, há utilização de até 24 bits (8+8+8). Portanto, convertendo 8 bits em números decimais, encontra-se o valor 2^8 = 256. Então, para cada cor, há 256 intensidades de cor (0...255). Finalmente, no sistema de 24 bits, há aproximadamente 16 milhões (256^3 = 16.777.216) diferentes combinações de cores (tonalidade, saturação e brilho).





Além da representação binária e decimal, há a representação hexadecimal, que será visto posteriormente.

Mas, todavia, porém, não obstante, o olho humano só detecta 5 milhões de tonalidades de cor, ou seja, os outros 11 milhões não são detectados por nós. O que fazer com esse milhões “inúteis”? Essa é a tarefa do processamento de compactação de imagens, reduzindo o tamanho dos arquivos no computador. Com a compactação, elimina-se esses 11 milhões de combinações.


Espaço de Cores CMYK:

CMYK ou Cyan-Magenta-Yellow-blacK (ciano, magenta, amarelo e preto) é outro sistema de cores que é utilizado para formar outras cores pelo processo subtrativo (pigmentação). Conforme mostrado acima no Cubo Cromático, as cores ciano, magenta, amarelo e preto são composições das cores vermelho(R), verde(G) e azul (B). O seu processo subtrativo ocorre quando todas as cores da luz branca são absorvidas pelo material, exceto a cor que é refletida.

Esse sistema de cores é utilizado pelas impressoras (por isso os cartuchos de tinta contêm as cores ciano, magenta e amarelo), imprensas, fotocopiadoras. A cor preta pode ser formada pela união das três cores CMY, mas não seria o preto puro e por isso existem cartuchos de tinta que contêm somente a cor preta.

O sistema de cor CMYK tem um espectro de cor muito menor do que o sistema RGB e este é o motivo porque não é possível uma impressão da imagem em papel idêntica à vista no monitor do computador.


Outros Sistemas de Cores:

Existem os padrões HLS, HSV, IHS, YCrCb que são muito diferentes dos sistemas acima e são mais utilizados pelos artistas. O sistema HLS (Hue, Light & Saturation) adota as composições de Matiz (Hue), Luminosidade (Light) e Saturação (Saturation) para formar as cores. O sistema YCrCb é adotado na formação das imagens das televisões digitais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário