HELLO WORLD!
O professor não ensinou o básico do Flash CS 5, pois não podemos perder tempo e o melhor mesmo é partir para o ActionScript.
Podemos começar a escrever em ActionScript direto no frame.
O primeiro comando aprendido é o "trace()", função que escreve na saída (utilizado para informar mensagens para o programador durante a fase de teste) do Flash a frase contida entre parênteses. O comando trace("Hello World!") foi a primeira frase que colocamos. Lembrar que os comandos, funções e variáveis são case sensitive, ou seja, precisa saber se usa letra maiúscula ou minúscula para não dar erro.
Faltou um pouco de didática do professor para explicar o que são variável e função.
Variáveis são referências a determinado espaço na memória reservado para armazenar informações. Por exemplo, o comando var n = 5 reserva um espaço na memória, cujo endereço é referenciado por "n" para guardar o valor "5".
Função contém um conjunto de comandos e que pode retornar um valor.
Utilizamos "\*" "*\" para inserir comentários dentro do próprio código para ajudar a entende-lo pelo programador.
ESCREVENDO NO PALCO:
Para escrever no "Palco" ou Stage é necessário utilizar as propriedades de texto do Flash.
import flash.text.TextField;
//aqui nós importamos a biblioteca da classe TextField do Flash para utilizar as propriedades de texto.
var objetoTexto:TextField = new TextField();
//criamos uma variável "objetoTexto" do tipo TextField (classe/objeto) e reservamos, com o "new", um espaço na memória para guardar os futuros valores de objetoTexto.
objetoTexto.Text = "Hello World!";
//guardamos a frase "Hello World!" (entre aspas mesmo) na propriedade "Text" da variável objetoTexto.
addChild(objetoTexto);
//esse comando inclui o texto na stage. Child ("Filho") é assim considerado porque a stage é o objeto Pai ("Parent").
Na Programação Orientada a Objetos (POO ou OOP), utiliza-se a idéia de hierarquia parental entre objetos/classes para tornar mais dinâmico e eficiente a codificação. É imprescindível na programação de jogos entender a OOP.
Por exemplo, o objeto Stage é um Parent que pode conter Childs do tipo imagem, texto, animação etc.
Bom, essa aula foi só isso mesmo. É importante sempre fazer o primeiro programa "Hello World", pois, como disse o Gustavo Guanabara (o guanabara.info, link na coluna ao lado), isso tira a "zica" - quem não fizer esse programa, vai se tornar um péssimo programador.
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