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sábado, 5 de fevereiro de 2011

Segundo dia de aula: 03/02/2011



Primeira vez que fui ao Laboratório de Computação da faculdade. Os computadores não são de última geração, mas, como dizem, “dá pra o gasto”.

A aula foi dada por dois professores, um que lecionará a matéria Programação de Computadores e outro a matéria Plataformas para Jogos. Foi uma aula bem interessante, na qual os dois se revezaram para explicar o processo de ensino de ambas as matérias. Achei interessante e muito útil. A partir da próxima semana, a turma seria dividida em duas e, a cada semana, nós revezaremos os professores. 

O professor de Programação disse que no próximo semestre os alunos terão que escolher uma matéria opcional, ou seja, uma matéria extra obrigatória a nossa escolha. E aconselhou que antes de optarmos, devemos conversar com os professores para conhecer a matéria que se pretende escolher, pois, nos semestres passados, os alunos não procuravam saber sobre as matérias optativas e terminavam por não gostar da escolhida. Portanto, QUESTIONAR O PROFESSOR ANTES!


Apesar de ser a primeira aula, o professor já quis mostrar um preview do veríamos durante o semestre: o programa Game Maker! Confesso que de cara não gostei muito, não. É muito simples. Mas, vamos lá! Para quem não sabe nada, estou no lucro. Terei que aprender Game Maker Language, a linguagem de programação do Game Maker. O professor mostrou alguns recursos apenas para termos uma noção de como utilizar o sistema.



O Game Maker é um software produzido pela YoYo Games, uma start-up britânica fundada por Sandy Duncan e Michel Cassius. É um dos maiores sites de conteúdo de jogos produzidos por usuários. A última versão do Game Maker é a 8.0, está disponível tanto para PC quanto Mac e tem a versão gratuita, a “Lite” para iniciantes, e a versão paga, “Pro Edition” para programadores mais experientes. O site (http://www.yoyogames.com) contém mais informações e tutoriais (em inglês) para quem se interessar.

Recomendo o site GameDev (http://gamedev.net), no qual tem uma introdução ao Game Maker feita pelos próprios autores de The Game Maker´s Companion (http://migre.me/3OZ61). O GameDev também tem muitas dicas úteis aos programadores de plantão.

Voltando à aula...

O professor de Plataforma para Jogos explanou pouco sobre a matéria. Disse apenas que será um estudo das diversas plataformas que possibilitam o uso de jogos, as vantagens e desvantagens de cada uma. Ouvi dizer que vai ser bem difícil, apesar do professor ser ótimo. Ainda bem! Pior se fosse o contrário...

O professor de Programação de Computadores entregou o plano de ensino da matéria, que continha o seguinte:

Objetivos Cognitivos:
  1. Conhecer os conceitos fundamentais de programação como edição, enlace e execução;
  2. Compreender os aspectos que envolvem a programação como variáveis, operações, entrada e saída;
  3. Conhecer os paradigmas da programação;
  4. Compreender fluxo de pensamento e máquina na busca e solução de problemas.

Objetivos quanto às Habilidades:
  1. Adquirir capacidade para pensamento crítico, operacional e lógico;
  2. Adquirir capacidade para pesquisa;
  3. Adquirir capacidade de classificar paradigmas de programação;
  4. Adquirir capacidade de selecionar o melhor ambiente de programação frente a um problema.
Objetivos quanto às Atitudes:
  1. Valorizar a busca de inovações tecnológicas e operacionais em programas desenvolvidos;
  2. Conscientização da necessidade da pesquisa, como fonte de ampliação de conhecimentos, que sirvam de plataforma ao aprimoramento de atitudes críticos operacionais;
  3. Valorizar a iniciativa e ser arrojado na solução de problemas e tomada de decisão.

Conteúdo Programático:

Apresentação:
  1. Contextualização da programação de computadores no semestre, curso, área de mercado de trabalho;
  2. Apresentação e discussão do plano de ensino.
Fundamentos de Programação:
  1. Conceito de programa;
  2. Linguagens compiladas e interpretadas;
  3. Linguagens visuais e aplicações e jogos;
  4. Depuração de programas em linguagens visuais.
Variáveis e Operadores:
  1. Conceito de variável;
  2. Tipos associados a variáveis;
  3. Operadores aritméticos;
  4. Exemplos de programas visuais com variáveis e operadores.
Comandos de Decisão:
  1. Operadores relacionais;
  2. Comando de decisão if...then;
  3. Comando de decisão if...then...else;
  4. Exemplos de programas visuais com comandos de decisão.
Comandos de repetição:
  1. Comando while;
  2. Comando do...while;
  3. Laços com contadores;
  4. Exemplos de programas visuais com comandos de repetição.

Avaliação Presencial:
  1. Prova prática em laboratório, cobrindo todo o conteúdo do semestre.

Bibliografia, meus caros amigos. Vejamos:

HABGOOD, Jacob; Overmars, Mark. The Game Maker´s Apprentice. Game Development for Beginners. First Edition. Berkeley, California: Apress, 2006. 

Na Amazon.com, o livro custa US$ 26,39 e acompanha DVD com exemplos e projetos prontos. De acordo com o site do livro (http://book.gamemaker.nl), o leitor poderá acompanhar a produção de nove diferentes jogos, desde o game design até o trabalho com áudio. Portanto, apesar de ser para iniciantes, é um livro bem completo. Acompanha prefácio de Phil Wilson, produtor da empresa Real Time Worlds, responsável pelo jogo Crackdown (XBOX 360). 

Para ter uma noção da qualidade da obra,  verifiquei quem são os autores. Mark Overmars é um holandês que “apenas” criou o próprio software Game Maker! (http://en.wikipedia.org/wiki/Mark_Overmars) e tem um imenso conhecimento em diversas áreas da computação.

Jacob Habgood é um experiente programador de jogos que trabalhou na Gremlin Interactive e Infogrames/Atari, tendo participado de produções como MicroMachines e Hogs of War (não joguei nenhum dos dois...) .  Atualmente estuda educação em jogos e tem um site sobre o mesmo assunto (http://www.gamelearning.net/), mas a última atualização foi em 2009.

Mark Overmars
Jacob Habgood



Quanto a obra, ela foi continuada em The Game Maker´s CompanionGame Development: The Journey Continues. Os autores são Jacob Habgood, Nana Nielsen e Martin Rijks, com prefácio de Mark Overmars e com arte visual de Kevin Crossley.  A obra auxilia o desenvolvedor a dar um plus nos seus jogos, focando em storytelling, design etc.

Outras obras a serem consideradas:
ASCENSIO, Ana Fernandes Gomes; Veneruchi, Edilene Aparecida. Fundamentos da Programação de Computadores. Algoritmos, Pascal e C/C++. São Paulo: Longman do Brasil, 2005.

MOKARZEL, Fábio Carneiro. Introdução à Ciência da Computação. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

PAIVA, Severino. Introdução à Programação. Do Algoritmo às Linguagens Atuais. 1ª Edição. São Paulo: Ciência Moderna, 2008.

VILARIM, Gilvan. Algoritmos. Programação para Iniciantes. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2004.


Semana que vem tem mais sobre Game Maker, que, após a pesquisa que fiz, subiu no meu conceito. Realmente, parece que tudo (quase tudo, vai) depende do conhecimento do programador sobre as ferramentas disponíveis. Quanto mais conhecimento, maiores as possibilidades!

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