Esse profissional cria, desenvolve e implanta jogos eletrônicos para diversas mídias, como computadores, videogames, internet e celulares. Ele trabalha com games de entretenimento, educativos, advergames (jogos interativos, que transmitem mensagens publicitárias) ou empresariais. Domina todo o processo de elaboração de enredo, personagens e cenários que compõem um jogo em três dimensões (3D), desenvolvendo a lógica que está por trás dos efeitos e recursos empregados em cada jogo e também os recursos de áudio e vídeo para deixar o ambiente virtual similar à realidade, como em um filme. Desenvolve ainda comandos que garantem resposta rápida, imagens apropriadas e som adequado a cada movimento. Atua principalmente em empresas desenvolvedoras de jogos, agências de publicidade, de comunicação, de design, de websites e produtoras de audiovisuais. Domina linguagens de computação das mais diversas plataformas, como PC, celular, web ou console.
Dúvida do Vestibulando
O bacharelado é um curso mais abrangente e multidisciplinar, que prepara o profissional para atuar em todas as etapas - da criação do projeto do game à distribuição do produto. Já o curso tecnológico é mais direcionado para quem procura inserção rápida no mercado de trabalho porque foca o aprendizado de disciplinas tecnológicas como programação, com fundamentação teó rica mais restrita que a do bacharelado.
O mercado de trabalho
Salário inicial: R$ 1.900,00 (fonte: Prof. Delmar Galisi, da Universidade Anhembi Morumbi).
Outros nomes: Design de Jogos e Entretenimento Dig.; Sist. e Mídias Dig. (jogos dig.).
O que você pode fazer?
Programação
Programar os efeitos e recursos do jogo usando linguagem lógica de programação e algoritmos.Design de games
Roteirizar os jogos. Definir o tema, o gênero (ação, aventura), o número de jogadores, as regras e os requerimentos do sistema.Modelagem em 3D
Fazer o acabamento e a animação, incorporar funções de iluminação e de tratamento de superfícies em jogos de três dimensões.Ilustração
Desenhar cenários, situações e personagens.Fonte: e-Guia do Estudante. Ed. Abril.
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